terça-feira, 30 de março de 2010

Para meu filho!






Meu filho:


O que realmente espero é que o teu mundo

seja um mundo melhor, um mundo mais humano;
que ao pensares um dia, no destino de teus filhos

não pesem nas preocupações, que, por ti, me consomem.
O que realmente espero é que o teu mundo seja
um mundo limpo de caridades, de esmolas e de afrontas.

um mundo em que a vil exploração do homem pelo homem

será um capítulo da história de que ninguém se lembrará.
O que espero, meu filho, é que o teu mundo seja

o daqueles que plantarão para colher,

de necessidades e aspirações, como o pão partilhado

em torno da mesma mesa onde todos se sentarão.
Que haja apenas a lealdade, vencida a avareza

Que tu vivas em paz com teus filhos, teus sonhos,

construindo cada dia, sob os olhos de Deus,

a alegria de possuir o que não falte a ninguém

e te baste para seguires sem medo, e sem remorsos.
O que espero, meu filho, é que teus filhos, meus netos,

tenham direito de ser livres, como o ar ou o sol, ou ao chão dos caminhos sem donos,

que possas te sentir feliz, sem perceberes
estas duras jornadas que esmagam tantos ombros

para que tantas vidas sigam fáceis e inconscientes.
Que a tua liberdade seja realmente liberdade

de viver com dignidade, sem a presença da miséria

a te cercar, como um libelo, sem que todo o teu empenho

possa apagar da terra essa mancha dos tempos.
Que não tenhas, meu filho, de assistir tal como eu

o esforço dos escravos do trabalho explorados

tantas vezes, sem querer o reconhecimento necessário,

sob o chicote do Dinheiro.

que o teu mundo possa ser, de verdade, um mundo livre,

de homens livres da insegurança e da hipocrisia, livres

principalmente da mistificação da liberdade.
( Ó santa liberdade, há três séculos arrastada

ao prostíbulo da burguesia, indefesa e submissa!

Gordurosa liberdade, como guardanapo de banquete

servindo aos empanzinados, - de alma e de estômago, -

iludindo aos que tem fome, em hinos e discursos,

e nas manchetes dos jornais impressos em cifrões!)
Que o ódio não resseque o teu coração, e o amor

seja como a água fresca num cântaro de barro

como água fresca manando da dura pedra a cantar,

enchendo de música o mundo e de alegria a vida.

Que não te sujeites aos ideais da riqueza,

pobre riqueza dos homens angustiados e intranqüilos!

Que não te sujeites nunca a essa riqueza! E aspires

à suprema alegria de ser justo e ser bom,

e desejar para todos uma vida feliz,

pois que a tua felicidade é uma parcela

e nunca se chegará a uma humanidade feliz

somando-se homens felizes, tristes e desgraçados.
Que nunca te falte a coragem de seguir sozinho

nessa luta por todos, mesmo que todos te deixem,

e que nunca te sintas só em companhia da tua consciência.

Que teus filhos, - meus netos - herdem apenas a alegria

de ser humano, de ser igual, de ser livre, sabendo

que nada somos, que nada temos, que nada levamos,

e que a Vida é afinal essa comunhão inumerável

em que todos se sentem irmãos na mesma e grande Família.
O que realmente espero, é que o teu mundo, meu filho,

seja um mundo apolítico de comunhão e de amor,

de união de todos para que nada falte a cada um,

e de respeito a cada um, para que haja a união de todos.
Que em teu mundo, meu filho, se escolham os mais capazes

e os melhores... e os que trouxerem o destino da direção
conduzam, sem privilégios, sem necessidade do Poder.
Que o teu mundo, afinal, possa ser esse mundo

em que serão puras realidades esses desejos meus,

o mundo dos homens que não se envergonhem de ser homens

ante os seus próprios olhos... e ante os olhos de Deus!

Parabéns! feliz aniversário e se tudo isso acontecer não tenho nada com o que  me preocupar...

0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios